Episódio 1 - O que é um Deus?

HERA SE PREPARA PARA SEDUZIR ZEUS

Quando Zeus ordena que todos os deuses se retirem do combate, os troianos crescem na batalha e encurralam os gregos junto à praia. Para salvá-los da derrota iminente, Hera resolve usar o seu poder de sedução: fechada em seus aposentos, ela se prepara meticulosamente para atrair o marido para o leito, sabendo que depois do amor ele certamente adormecerá e ela poderá intervir em favor de seus protegidos. Nesta cena, uma das mais célebres da Ilíada, podemos ver o quanto uma deusa e uma simples mortal, na concepção de Homero, eram em tudo semelhantes.

“Hera se dirige ao toucador que Hefesto, seu filho, construiu para ela, adaptando ao marco sólidas folhas de porta, munidas de uma fechadura secreta: nenhum deus, além dela, pode abri-la. Ali ela entra e se fecha por dentro. Hera passa ambrosia em todo o seu belo corpo, limpando-o de qualquer impureza. Em seguida, unta sua pele com um óleo suave, com um perfume feito especialmente para ela, e quando se move nas dependências do palácio de Zeus, de portas de bronze, um suave aroma se espalha pela terra e pelos céus. Depois ela penteia os cabelos e com as próprias mãos faz as tranças luzidias que pendem, belas e divinas, de sua fronte eterna.

Feito isso, veste uma túnica divina que a própria Atena teceu e cortou para ela, cheia de belos bordados e ornamentos, e a prende junto ao pescoço com um broche de ouro. Em torno dos quadris, coloca um cinto com centenas de franjas que se movem quando ela caminha; nas orelhas furadas ela põe seus belos brincos, com três pedras brilhantes do tamanho de amoras, que lhe dão um charme infinito; na cabeça, finalmente, a todo-poderosa coloca um véu belíssimo, novo, sem uso, imaculado como um sol. Nos elegantes pés, por fim, ela amarra delicadas sandálias, e assim, pronta e arrumada, sai do toucador e chama Afrodite à sua presença, para uma conversa reservada”.

Ilíada, XIV – 180-190

Ilíada: Hera seduz Zeus

Nesta cena, em que Hera se produz para seduzir Zeus, Homero mostra que uma deusa não é muito diferente de uma simples mortal.

Cláudio Moreno


Ambrosia se bebe ou se come? Veja como a tradição entendeu isso, e conheça outras utilidades para esta substância divina.

Monteiro Lobato

O genial Monteiro Lobato
por meio de Emília, encontra uma forma de revelar o gosto e a aparência da ambrosia.

Cláudio Moreno

Nesta crônica, eu comento a única coisa que os deus invejavam dos mortais

APOIE ESTE PODCAST

Os conteúdos desta primeira edição estão abertos para você experimentar. A partir do segundo episódio, apenas apoiadores terão acesso aos textos e vídeos que serão publicados neste espaço. 

Quer nos ajudar a manter este podcast? Então acesse o botão abaixo e faça seu apoio. Você receberá imediatamente os links dos materiais exclusivos de todos os episódios publicados até agora.